quinta-feira, 18 de setembro de 2014

RELEASE: PAPEL DO PALHAÇO NAS ARTES CÊNICAS É DISCUTIDO NO TEATRO MARTIM GONÇALVES

 Professores Fábio Dal Gallo e Joice Aglae Brondani (Foto: Lilih Curi)

Segunda-feira (15) foi dia de ir ao Circo e dar boas risadas. Pelo menos para o público que compareceu ao Teatro Martim Gonçalves, no bairro do Canela. Em meio ao fantástico mundo criado pelo palhaço russo Slava Polunin - referência do teatro cômico do século XXI -, muitos adultos voltaram a ser criança.

O teatro foi palco da exibição do filme Slava's Snowshow, que tem direção de Andrew Higgie e Wayne Harrison. O longa metragem traz um espetáculo com palhaços especiais capazes de desencadear tempestades de neve a partir de um simples pedaço de papel. A sessão gratuita, às 18h30, aberta ao público em geral, faz parte do projeto Cine-Teatro na Escola, promovido pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e coordenado pelas professoras Célida Salume e Lilih Curi.

Para comentar a obra e sua relevância para as Artes Cênicas, foram convidados o doutor em Artes Cênicas, Fabio Dal Gallo, e a professora e pesquisadora Joice Aglae Brondani, que participou do espetáculo Slava's Snowshow.

Durante o bate-papo, Dal Gallo destacou que a origem do palhaço é muito antiga, sendo encontrada nas mais diversas culturas, inclusive indígenas. Mesmo não querendo se posicionar em relação a problemática de que o palhaço é ou não um personagem, ele explicou que pode sim haver vários tipos e interpretações, variando a depender de cada pessoa.

Sobre sua experiência com o espetáculo Slava's Snowshow, Brondani revelou que a metodologia utilizada por Slava é semelhante ao de um Circo convencional. Segundo a atriz, há momentos em que o ator iniciante está numa posição mais submissa e de dependência dos outros atores, enquanto que há momentos em que ele percebe que também tem o seu espaço e relevância para o espetáculo.

Projeto - Este foi o segundo encontro promovido pelo Cine-Tetro na Escola. No último dia 08, foi exibido o documentário “Mário Gusmão: o anjo negro da Bahia”, com direção de Elson Rosário. O filme revela a vida e a obra do ator Mário Gusmão em três linhas temáticas: a artística, a militância política no movimento negro e a espiritual.

Na ocasião também foi exibido o curta-metragem ODU (2013), com direção de Evandro Freitas e Cyntia Nogueira. Odu é um nome yorubá que significa caminho; destino. O curta narra a trajetória política e artística do ator negro cachoeirano Mário Gusmão. Debateram sobre os filmes, o produtor e diretor de cinema Elson Rosário; o doutor e mestre em Artes Cênicas, Raimundo Matos de Leão; e a pedagoga Maria Anunciação Sá Teles de Araujo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário