terça-feira, 16 de dezembro de 2014

RELEASE: CINE-TEATRO ENCERRA PROGRAMAÇÃO 2014 E ANUNCIA PRODUÇÃO DE DOCUMENTÁRIO


Coordenadoras Lilih Curi e Célida Salume e o convidado da noite Inaldo Santana (Foto: André Araujo)


A noite desta segunda-feira (15) foi de despedida. A data marcou o encerramento da programação 2014 do Projeto Cine-Teatro na Escola. A ideia é retornar com uma nova lista de filmes e convidados em março de 2015. Para fechar a programação, foram exibidos o curta metragem “O Anjo Daltônico” e o documentário “O Teatro Segundo Antunes Filho: O Método”, no Teatro Martim Gonçalves, às 18h30, como o de costume.

Na ocasião, o assistente de direção e produção, Inaldo Santana, comentou sua atuação no curta metragem de ficção. Além disso, as coordenadoras do Projeto, Célida Salume e Lilih Curi, compartilharam suas experiências envolvendo o método de Antunes Filho. 

Na oportunidade, foi mencionada a produção de um documentário sobre o Projeto que deve ser exibido logo no início da programação 2015.

Em sua fala, Inaldo destacou a importância do ator se entregar por inteiro ao personagem. “O ator tem que estar por inteiro na proposta que lhe é feita, para a partir daí construir seu trabalho”. Sobre as diferenças entre cinema e teatro, ele avalia: “Cada vez que você vai encarar uma câmera é um grande desafio. No teatro é diferente, porque ele tem uma sequência, de ensaios, trabalhos de leitura do texto, de corpo, de voz. Tudo isso, vai trazer elementos para construir um personagem”.

Lilih Curi, por sua vez, ressaltou sua participação no Centro de Pesquisa Teatral (CPT). Durante sua permanência no CPT, de um ano e meio, ela conta que os encontros com Antunes Filho foram sempre filosóficos. Lá, Lilih revela que pode trabalhar com a construção e descontrução de cenas. “É um processo de entrega muito grande, mas é gostoso [...]. É um processo muito intenso. Um lugar de muita pesquisa”, lembra.

Já Célida Salume comentou de que forma o método de Antunes Filho pode ser trabalhado dentro do curso de Licenciatura da Escola de Teatro da UFBA (ETUFBA). Ela afirma que depende muito do professor. Particularmente, Célida revela que não trabalha com esse processo de construção de personagem e sim com atos performáticos. Ela citou também que muitos utilizam o jogo como um princípio criativo.

Célida ainda acrescentou que a principal diferença entre o curso de Interpretação, Direção Teatral e Licenciatura é a condução dos processos, visto que, na Licenciatura o que é levado em consideração é mais a parte pedagógica. “O ideal seria que o curso tivesse os mesmo conteúdos da Interpretação e Direção, e acrescentassem as disciplinas pedagógicas”, sugere.

Por fim, as coordenadoras Lilih Curi e Célida Salume agradeceram a participação da equipe envolvida no Projeto e do público que compareceu aos encontros. Elas desejaram também que em 2015 o público seja ainda maior e contemple estudantes de escolas públicas e a comunidade.  

PROJETO – Com um diversificado material cinematográfico, com temáticas voltadas para a linguagem das Artes Cênicas, o Cine-Teatro na Escola visa integrar professores, estudantes, artistas e comunidade em um processo que compreende a exibição de filmes, com articulação de bate-papos orientados por professores e artistas convidados ao final das sessões.

No total, desde setembro deste ano, foram exibidos os filmes “Mário Gusmão: O anjo negro da Bahia”, junto com o curta metragem ODU (08/09); “Slava’s SnowShow (15/09)”; “A Aventura do Théâtre du Soleil (22/09)"; e “Em Quadro: A História de 4 Negros nas Telas (29/09)”, “A Vida de Bertolt Brecht” (06/10); “Jogo de Cena”(13/10), “Grupo Galpão” (20/10); “Yumara Rodrigues – Uma Diva nos Palcos da Bahia”, junto com o curta metragem Perfil – Harildo Déda (27/10); e É! Évoé! – Retrato de um Antropófago (03/11); “A Desconstrução do Espaço Cênico: Profissão Cenógrafo” (10/11); “Nilda Spencer: Especial TVE” (17/11); “Augusto Boal e o Teatro do Oprimido” (24/11); “Café Müller” (1º/12); “O Anjo Daltônico” e “O Teatro Segundo Antunes Filho: O Método” (15/12).



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