terça-feira, 23 de setembro de 2014

CONHECENDO OS CONVIDADOS DO BATE-PAPO SOBRE "EM QUADRO: A HISTÓRIA DE 4 NEGROS NAS TELAS" (29/09/14)

EVANI TAVARES 


Realiza Pós-doutorado em Artes Cênicas junto ao PPGAC - UFBA, como bolsista Capes - PNPD. Projeto: CONTRIBUIÇÕES DA PERFORMANCE NEGRA PARA O TEATRO BRASILEIRO. É doutora em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) - 2010 Tese: Um Olhar sobre o Teatro Negro do Teatro Experimental do Negro e do Bando de Teatro Olodum. Mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia, (UFBA) - 2002. Dissertação: Capoeira angola como treinamento para o ator (2002). Bacharel em Artes Cenicas - Interpretação teatral, pela Universidade Federal da Bahia 1993. Bolsista de intercâmbio Fulbright (University of Michigan - EUA), 2007-2008. Bolsista de doutorado do Programa Internacional de Bolsas de Pós-graduação da Fundação Ford (IFP) - 2006-2009. Autora de "Capoeira Angola como Treinamento para o Ator", 2008. Livro ganhador do Prêmio Selo Letras da Bahia, da Fundação Pedro Calmon. Como atriz, entre seus espetáculos estão: A Sombra de Quixote (direção de Cacá Carvalho e Roberto Bacci); Os Iks (direção de Francisco Medeiros), Medéia (direção de Hans Ulrish-Becker) e O sonho (dir. Gabriel Vilela).

FERNANDA JÚLIA BARBOSA 
 
Bacharel em Artes Cênicas no curso de Direção Teatral da Escola de Teatro da UFBA, mestranda do Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas – PPGAC UFBA - diretora fundadora do NATA (Núcleo Afro brasileiro de Teatro de Alagoinhas), fundado em 17 de outubro de 1998 na cidade de Alagoinhas, BA. Dramaturga, educadora e pesquisadora da cultura africana no Brasil com ênfase nas religiões de matriz africana o Candomblé. Dirigiu os espetáculos: O seco da seca – 1998; Tá na cor – 1999; Guarda-roupa íntimo – 1999; Senzalas “A história, o espetáculo”. – 2002; Perfil “Só vendo pra crer” – 2004; A Eleição – 2005; Siré Obá “A festa do Rei” – 2009 (Espetáculo vencedor do Edital Manoel Lopes Pontes da FUNCEB – 2008 e foi indicado ao prêmio Braskem de Teatro 2010 nas categorias: Melhor espetáculo adulto, direção revelação, categoria especial para Jarbas Bittencourt pela trilha do espetáculo). Venceu na categoria especial. Ogum “Deus e Homem” – 2010 – Espetáculo vencedor do I Prêmio Nacional de Expressões Afro brasileira com patrocínio da Fundação Cultural Palmares, Ministério da Cultura, Petrobrás e CADON. Pavio curto – 2011 – Espetáculo apoiado financeiramente pela Funceb que culminou o projeto do NUFA (Núcleo de Formação de Atores) no Cine Teatro Boa Vista. Popoesia papa criança – 2012; Oyaci “A filha de Oyá” – 2012; Adupé – Show afro performático –2013; Exu a boca do universo – 2014 – Espetáculo que integrou a programação do projeto Exu Silé Oná TCA vencedor do TCA. Núcleo 2013 onde o NATA realizou seis meses de ocupação artística no Complexo Cultural do Teatro Castro Alves. Este é o 19° espetáculo do Núcleo de Teatro do TCA.

ALDRI ANUNCIAÇÃO


Bacharel em Teoria Teatral na UNIRIO (Universidade do Rio de Janeiro). Desenvolveu a carreira de ator com diversas inserções em programas de televisão (Rede Globo, Rede Bandeirantes, Rede Record e Canal Futura), assim como em espetáculos teatrais na cidade do Rio de Janeiro. Em 2009 inicia uma séria de estágios em direção de óperas em cidades européias, e realiza o texto teatral NAMÍBIA,NÃO!, texto selecionado para o Núcleo de Leituras - Negro Olhar no Centro de Cultura Laura Alvim, onde causou uma surpresa com a boa recepção do público do evento. Esse mesmo texto foi premiado (junto com mais outros dois autores) com o Prêmio Fapex de Teatro de 2012, sendo ainda editado pela Editora EDUFBA em 2012, com uma tiragem de 2.000 exemplares. Namíbia, Não em 2012 foi uma das atrações do FIAC (Festival Internacional de Teatro da Bahia) através de uma leitura dramática. Em 2013 vence (como autor) o Prêmio Jabuti de Literatura-2013 em primeiro lugar na categoria Ficção Juvenil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário