terça-feira, 23 de setembro de 2014

RELEASE: CINE-TEATRO DISCUTE A PARTICIPAÇÃO DO NEGRO NO MERCADO ARTÍSTICO




O Projeto Cine-Teatro na Escola promove na próxima segunda-feira (29) a exibição do documentário “Em Quadro: A História de 4 Negros nas Telas” (2009). O longa metragem retrata a vida e obra dos atores Ruth de Souza, Zezé Motta, Lea Garcia e Milton Gonçalves. A direção e o roteiro são de Luiz Antonio Pilar.

Esta será a quarta vez que o Projeto realiza o encontro no Teatro Martim Gonçalves, no bairro do Canela, entre professores, artistas, estudantes e amantes das Artes Cênicas. Já foram exibidos os filmes “Mário Gusmão: O anjo negro da Bahia”, junto com o curta metragem ODU (08/09); “Slava’s SnowShow (15/09)”; e, mais recentemente, “A Aventura do Théâtre du Soleil (22/09)".

Numa retrospectiva, os atores relembram movimentos culturais como o Teatro Experimental do Negro, o Teatro de Arena, o cinema da Atlântida e da Vera Cruz, até chegarem a uma análise de como o mercado artístico vem reagindo ao protagonismo negro.

Ainda na obra cinematográfica, os cineastas Roberto Farias, Cacá Diegues, Antonio Carlos da Fontoura e Joel Zito Araújo relatam experiências divididas com os atores, em obras como: O Assalto ao Trem Pagador, Xica da Silva, A Rainha Diaba e Filhas do Vento.

Após a exibição do filme, haverá um bate-papo com as presenças especiais da diretora do grupo Nata, Fernanda Júlia, do dramaturgo e ator Aldri Anunciação e da professora doutora Evani Tavares.

Projeto – Com um diversificado material cinematográfico, com temáticas voltadas para a linguagem das Artes Cênicas, o Cine-Teatro na Escola visa integrar professores, estudantes, artistas e comunidade em um processo que compreende a exibição de 16 filmes, com articulação de mesas-redondas e bate-papos orientados por professores e artistas convidados ao final das sessões. O evento é aberto ao público e segue até dezembro deste ano. O projeto, fomentado pelo Edital PROEXT/Artes 2014, conta com o apoio da Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFBA (PPGAC).


Nenhum comentário:

Postar um comentário