quinta-feira, 23 de outubro de 2014

CONHECENDO OS CONVIDADOS DO BATE-PAPO SOBRE " YUMARA RODRIGUES - UMA DIVA NOS PALCOS DA BAHIA" E "PERFIL - HARILDO DÉDA" (27/10/14)

EDINILSON MOTTA PARÁ

Diretor de Teatro, Produtor, Iluminador, Jornalista e Documentarista. É Bacharel em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (1995) e mestre em Artes Cênicas pelo Programa de Pós Graduação em Artes da UFBA. Iniciou-se no teatro em 1988, trabalhando como assistente de direção dos espetáculos “Poemas, Sonatas e Confissões Patéticas”, de Sérgio Farias; “Em Cima da Terra, Embaixo do Céu”, do IV Curso Livre da Escola de Teatro ad UFBA de 1989 e “As Bacantes”, do diretor José Celso Martinez Corrêa, em 1992. Já em 2001, criou o Núcleo Criaturas Cênicas, no qual realizou vários espetáculos, dentre eles, “O Aprendiz do Sonho”, de Júlio Góis - 2001 (diretor e co-produtor); “Escorial” de Michel de Ghelderode (indicação de Melhor Diretor de 2002 no Prêmio Braskem de Teatro) - 2002 (diretor e co-produtor); “Coralinda”, com poemas de Cora Coralina - 2007 (diretor); “Nhô Guimarães”, de Aleilton Fonseca - 2008 (diretor e co-produtor) e “O Arrancadentes e O Falso Marido”, textos da Commédia Dell’arte do Festival de Uma Cia Só - 2012 (co-diretor). Como jornalista e documentarista exerce na TV Educativa da Bahia as funções de produtor e diretor de programas especiais e documentários. Fez parte também da equipe de produção e realização da série “Bahia Singular e Plural” - entre 1998 e 2001, “Terra Mater” e dos programas musicais da TVE. Foi criador do “Pano de Boca”, quadro semanal que aborda as produções de teatro e dança na Bahia, dentro do programa diário TV Revista na TVE, entre 2000 e 2005, foi o diretor do episódio "As Penitentes da Freguesia”, do Projeto Cenas da Bahia, do Pólo de Teledramaturgia, desenvolvido pela Secretaria de Cultura da Bahia e IRDEB/TVE, em 2007. Atualmente, é diretor de cena do SOTERÓPOLIS, programa semanal sobre arte, cultura e entretenimento.


LUIZ CLAUDIO CAJAIBA SOARES


É professor e ex-coordenador do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas PPGAC na Escola de Teatro da UFBA. Coordena o projeto da área da Licenciatura em teatro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID-CAPES-UFBA (30 bolsistas) e o projeto de estudos artísticos do Programa de Licenciaturas internacionais - PLI (7 bolsistas), Grupo Coimbra, também da CAPES. Fez pós-doutorado pela FAPESB/PPGAC/UFBA, cujo projeto investigou os processos de recepção e crítica de espetáculos na cena contemporânea. É doutor em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia e Universidade Livre de Berlim (2005). Tem mestrado em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (1997). É bacharel em Artes Cênicas - Interpretação Teatral pela Universidade Federal da Bahia (1992). Faz comentários semanais sobre teatro no programa multicultura da Radio Educadora da Bahia. Colabora com a organização do programa de palestras e discussões do Festival Internacional de Dança Contemporânea Brasileira em Berlim. É consultor ad hoc da FAPESB, CAPES e FAPESP. Concentração nas seguintes áreas do conhecimento: artes cênicas, filosofia estética, teatro-educação e comunicação.


RAIMUNDO MATOS DE LEÃO


Nascido em Baixa-Grande, Bahia, Raimundo Matos de Leão é Doutor e Mestre em Artes Cênicas. Escritor, dramaturgo, professor adjunto da Escola de Teatro da UFBA. Formado em Teatro (ator) e História (professor), Raimundo atuou em Salvador nos seguintes espetáculos: A Bicicleta do Condenado, de Arrabal, direção de Jesus Chediak, Macbeth, de Shakespeare, direção Enrique Ariman, Tito Adronicus, de Shakespeare, direção de José Possi Neto dentre outras. Transferindo-se para São Paulo (1974) onde residiu durante trinta anos, trabalhou em teatro, A Perseguição, de Timochenco Webbi, direção de Márcio Aurélio A Morta, de Oswald de Andrade e Tio Vânia de Tchekov, ambos dirigidos por Emílio Di Biasi dentre outros. Publicou muitos livros sendo os mais recentes pela Edufba Abertura Para Outra Cena: o moderno teatro na Bahia (2006) e Transas na Cena em Transe: teatro e contra cultura na Bahia (2009). Tempo de Dramaturgia (2014) organizado com Cássia Lopes.



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