domingo, 19 de outubro de 2014

PROGRAMAÇÃO CINE-TEATRO NA ESCOLA – NOVEMBRO DE 2014


03/11 – EVOÉ - RETRATO DE UM ANTROPÓFAGO


SINOPSE: Um filme que articula de forma labiríntica depoimentos recentes e imagens históricas da carreira do diretor, ator e dramaturgo José Celso Martinez Corrêa, do Teatro Oficina. O documentário adquiriu o seu verbo principal em quatro viagens a pontos-chave da trajetória de Zé Celso: Sertão da Bahia, Praia de Cururipe, em Alagoas, Epidaurus e Atenas, na Grécia e em sua casa, em São Paulo. Um olhar particular e multifacetado de uma das maiores personalidades das artes do Brasil de todos os tempos.


ROTEIRO E DIREÇÃO: Tadeu Jungle e Elaine Cesar. ELENCO: José Celso Martinez Corrêa. PRODUÇÃO: Marcelle Ianelli. FOTOGRAFIA: Romulo Errico e Tadeu Jungle. DURAÇÃO: 104 min. CLASSIFICAÇÃO: 16 anos. (BRASIL, 2011).


10/11 – A DESCONSTRUÇÃO DO ESPAÇO CÊNICO: PROFISSÃO CENÓGRAFO

SINOPSE: Em Profissão Cenógrafo, a cenografia é traduzida por profissionais e iluminadores que, juntos, possibilitam a criação de texturas e sensações em um palco. O documentário faz parte da série Teatro e Circunstância realizada pelo SescTV e aborda o teatro contemporâneo por meio de diferentes aspectos, como a relação dessa arte com a cidade, as técnicas interpretativas, as diferentes arquiteturas teatrais ou as exclusões delas e o espaço para a celebração dramática.


DIREÇÃO: Amílcar Claro. ROTEIRO: Sebastião Milaré. DEPOIMENTOS: J. C. Serroni, José de Anchieta, Daniela Thomas, Fábio Namatame, Sylvia Moreira. PRODUÇÃO: Amilcar M. Claro Produções. REALIZAÇÃO: SESCTV. DURAÇÃO: 52 min. CLASSIFICAÇÃO: Livre.  (BRASIL, 2009). 

17/11– NILDA SPENCER: ESPECIAL TVE


SINOPSE: Considerada a embaixatriz do teatro baiano, Nilda Spencer alcançou sucesso nacional como Dinorah, amiga de dona Flor no filme Dona Flor e Seus Dois Maridos (1976). Também atuou em minisséries da TV Globo, como Tenda dos Milagres (1984) e O Pagador de Promessas (1985). Foi professora da Escola de Teatro da Bahia por vinte e quatro anos e professora de dicção na Universidade Federal do Sergipe. Este documentário nos convida à uma panorâmica histórica do teatro baiano a partir da vida de Nilda Spencer, depoimentos da própria atriz, artistas, produtores, amigos e familiares. Uma realização da TVE em homenagem aos 80 anos de Nilda Spencer.


DIREÇÃO: Doris Pinheiro. DEPOIMENTOS: Nilda Spencer e outros. REALIZAÇÃO: TVE. DURAÇÃO: 54 min. CLASSIFICAÇÃO: Livre. (BRASIL, 2003).

24/11 – AUGUSTO BOAL E O TEATRO DO OPRIMIDO


SINOPSE: O filme narra a trajetória do teatrólogo Augusto Boal desde o Teatro de Arena de São Paulo até os dias de hoje. Em paralelo, mostra a evolução do Teatro do Oprimido, presente em 72 países desde os anos 70, cuja filosofia é romper a barreira entre ator e público propondo uma ação política libertadora. Augusto acreditava que as artes cênicas funcionam como meio de transformação subjetiva do ser humano e transformação objetiva da sociedade, ponto de partida pro Teatro do Oprimido, onde o espectador adquire voz, movimento, som e cor, e pode exprimir desejos e ideias.


DIREÇÃO: Zelito Viana. DEPOIMENTOS: Augusto Boal, Ferreira Gullar, Edu Lobo, Chico Buarque, Aderbal Freire Filho, Cecília Boal e Julian Boa e outros. PRODUÇÃO: Mapa Filmes do Brasil. COPRODUÇÃO: Canal Brasil. DURAÇÃO: 62 min. CLASSIFICAÇÃO: Livre. (BRASIL, 2011)



Nenhum comentário:

Postar um comentário