terça-feira, 4 de novembro de 2014

CONHECENDO OS CONVIDADOS DO BATE-PAPO SOBRE “A DESCONSTRUÇÃO DO ESPAÇO CÊNICO: PROFISSÃO CENÓGRAFO” (10/11/14)


EDUARDO TUDELLA

Possui graduação em Direção Teatral pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), em 1979; bacharelado em Artes Cênicas, com habilitação em Cenografia, pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), em 1984; e mestrado em Theater Designer – Lighting pela New York University, em 1993. Atualmente é professor da Universidade Federal da Bahia. Trabalhou em projetos de vários diretores, como: Ewald Hackler ("Mulher sem Pecado" e "Mestre Haroldo e os Meninos"), Harildo Déda ("Macbeth" e "Veredas da Salvação"), Marcelo Flores ("Antigona" e "Dollly"), Celso Junior ("Desgraças de uma Criança" e "Caso Sério"). Está ligado ao Teatro NU desde sua fundação, tendo participado ativamente como cenógrafo e/ou iluminador. No mais recente projeto do Grupo, assina a iluminação de "Sargento Getúlio", direção de Gil Vicente Tavares, indicado ao Premio Braskem, categoria Destaque, de 2011.


MAURÍCIO PEDROSA

Possui graduação em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (2002); graduação em Licenciatura em Teatro pela Universidade Federal da Bahia (2000); e graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Católica do Salvador (1996); e pós-gradução em Artes Cênicas pelo PPGAC- Universidade Federal da Bahia (2009). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Direção Teatral, Interpretação e Cenografia, atuando principalmente nos seguintes temas: encenação, teatro, cenotécnica, cenografia e adereços.


RODRIGO FROTA 

Possui graduação em Interpretação Teatral pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). É aluno especial do Mestrado em Artes Cênicas da UFBA. Fez os workshops de J.C. Serroni em 2007 (selecionado para assinar a cenografia do espetáculo do Núcleo do T.C.A em 2008), Pamela Howard em 2008 e Hélio Eichebauer em 2009. Foi assistente de cenografia de Eduardo Tudella nas peças; “Oito Mulheres” de François Ozon em 2003, “Sábado, Domingo e Segunda” em 2006 ambas com a direção de Harildo Deda e “Jogos na hora da sesta” Roma Mahieu foi assistente de Zuarte Jr em 2005. Assinou a cenografia de “Só o Faraó tem alma” de Silveira Sampaio com direção de Carol Vieira em 2004, “Verde hemorragia” de Mariesse Paim com direção de Grasca Regina em 2004, “O fim do espetáculo” texto e direção de Adriano Soares em 2005, “Solidão” de Bernard-Marie Koltès com direção de Almiro Andrade em 2006, a cenografia de “O Zôo da noite” de Michel Azama com direção de Sandra Villa em 2006, no Projeto de extensão da UFBA na peça “Sorridente” texto e direção de Gilberto Novaes e na peça “Pedestre Modelo” também com texto e direção de Gilberto Novaes em 2006, dividiu com Hamilton Lima a cenografia de “Onde há uma Cruz” de Eugene O’Neil com direção de Pedro Benevides em 2006. Ganhou o prêmio Braskem de Teatro 2009, na categoria revelação pelos cenários de; “Salomé”, “Atire a primeira pedra”, “Policarpo Quaresma” e “Álbum de família”.

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