sexta-feira, 4 de março de 2016

Projeto Cine-teatro na Escola exibe e debate o filme "A Estrada da Vida" de Fellini, no próximo dia 08/03





Na próxima terça-feira, dia 08/03, o projeto Cine-Teatro na Escola exibe o filme A Estrada da Vida (La Strada), de Frederico Fellini, no Teatro Martim Gonçalves, às 18h. O projeto busca abrir um espaço de apreciação e reflexão cinematográfica na Escola de Teatro da Ufba, aproximando as linguagens do cinema e do teatro.  Após a exibição, será realizado com o crítico Adalberto Meirelles e com a Diretora da Escola de Teatro da UFBA, Eliene Benício. A exibição integra a "Mostra Noites de Circo", uma homenagem às artes circenses, que segue até o dia 22/03, e tem entrada gratuita.

A Estrada da Vida é um filme italiano de 1954, e é considerado uma das obras-primas de Federico Fellini. Sua rica filmografia é composta de títulos respeitados e admirados por cinéfilos e os mais importantes críticos de todos os tempos. Desta rica galeria, marcada por personagens conhecidos como “fellinianos”, podemos destacar: A doce vida (1960), Amarcord (1973) e E La Nave Va (1983).


Sobre o projeto

O projeto Cine-Teatro na Escola é uma atividade de extensão promovida pela Escola de Teatro da Ufba. A iniciativa contempla a exibição de filmes, seguidos de comentários de professores de teatro, críticos de cinema, pesquisadores e demais convidados. Estas películas são exibidas sempre às terças feiras, às 18hs, no palco do teatro Martim Gonçalves, na Escola de Teatro da Ufba, situada no bairro do Canela.

O projeto entra este ano de 2016 em sua segunda temporada, sendo as películas exibidas semanalmente e abertas à comunidade em geral. A entrada é franca e o público, após ver os filmes, poderá ter a oportunidade de saber mais a respeito do que foi exibido, assistindo sempre a um convidado, por vezes dois, comentar sobre a obra vista, seu diretor, e sua temática. Assim, a cada dia, o comentário pós-filme traz para o espectador o olhar particular de um especialista sobre o que foi apreciado no escurinho do teatro.


Sobre a Mostra

Entre os meses da Fevereiro e março, o projeto será retomado com uma mostra chamada Noites de Circo, a qual reúne exemplares do cinema sobre a temática do circo. Serão exibidos filmes nos quais o circo desponta como centro da narrativa, com obras que vão desde as invenções do genial Charles Chaplin, passando por Federico Fellini, até a recente produção nacional O Palhaço, dirigido e protagonizado pelo ator e diretor Selton Mello.


Em seguida, já estão previstas outras  mostras, como a que será realizada, no mês de abril,  em homenagem a Nelson Rodrigues. E, em maio, em homenagem aos 60 anos da Escola de Teatro da UFBA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário