domingo, 3 de abril de 2016

Toda Nudez Será Castigada em cartaz no Cine-Teatro na Escola

No dia 05/04, acontece mais uma sessão do Cine-Teatro na Escola, que realiza a Mostra "Nelson Rodrigues vai ao Cinema". Nesta edição, será exibido o filme "Toda Nudez Será Castigada", dirigido por Arnaldo Jabor, às 18h, no Teatro Martim Gonçalves, com entrada gratuita. Após a sessão, será realizado debate contando com a presença da Profª Cyntia Nogueira, do curso de cinema e audiovisual da UFRB.

O projeto busca abrir um espaço de apreciação e reflexão cinematográfica na Escola de Teatro da UFBA, aproximando as linguagens do cinema e do teatro. A novidade do projeto é a garantia de um certificado para quem participar de no mínimo dois dias de mostra (75% de participação).

Toda Nudez Será Castigada é um filme brasileiro lançado em 1973, tido por muitos críticos como a melhor adaptação para o cinema de uma obra de Nelson Rodrigues, e como um dos melhores filmes de Arnaldo Jabor. O filme foi censurado pela ditadura pouco tempo após seu lançamento, tida como uma "obra imoral". Entretanto, enquanto isso, acabou sendo vencedor do Urso de Prata no Festival de Berlim em junho de 1973, algo que possibilitou sua retomada aos cinemas brasileiros.


Sobre o projeto

O projeto Cine-Teatro na Escola é uma atividade de extensão promovida pela Escola de Teatro da UFBA. A iniciativa contempla a exibição de filmes, seguidos de comentários de professores de teatro, críticos de cinema, pesquisadores e demais convidados. Estas películas são exibidas sempre às terças feiras, às 18hs, no palco do teatro Martim Gonçalves, na Escola de Teatro da UFBA, situada no bairro do Canela.

O projeto entra este ano de 2016 em sua segunda temporada, sendo as películas exibidas semanalmente e abertas à comunidade em geral. A entrada é franca e o público, após ver os filmes, poderá ter a oportunidade de saber mais a respeito do que foi exibido, assistindo sempre a um convidado, por vezes dois, comentar sobre a obra vista, seu diretor, e sua temática. Assim, a cada dia, o comentário pós-filme traz para o espectador o olhar particular de um especialista sobre o que foi apreciado no escurinho do teatro.

Entre os meses da Fevereiro e março, o projeto foi retomado com a Mostra Noites de Circo, que propôs um diálogo entre o cinema e as Artes Circenses.  Agora, colocamos em cena a Mostra Nelson Rodrigues vai ao Cinema, e, em breve, realizaremos uma Mostra em homenagem aos 60 anos da Escola de Teatro da UFBA.

Sobre a Mostra

Entre os meses de março e abril, o projeto produzirá a Mostra "Nelson Rodrigues vai ao cinema", composta por filmes adaptados do repertório teatral deste que é um dos principais dramaturgos da história do Brasil Assim,  reunimos obras nas quais o drama e a trágica comédia cotidiana despontam como centro da narrativa. Confira, abaixo, a programação completa da Mostra:

Dia 29/03 - A Falecida (Dir: Leon Hirszman, 90min, p/b, 1965)
*Debatedora: Hebe Alves. 

05/04 - Toda Nudez Será Castigada (Dir: Arnaldo jabor, 102min, cor, 1973) 
*Debatedora: Cyntia Nogueira. 

19/04 - Vestido de Noiva (Dir: Joffre Rodrigues, 112min, cor, 2006)

*Debatedor: Paulo Cunha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário