segunda-feira, 21 de março de 2016

Exibição do filme "A Falecida" abre Mostra em homenagem a Nelson Rodrigues

Na próxima terça-feira, dia 29/03, o projeto Cine-Teatro na Escola exibe o filme A Falecida, filme baseado na peça de Nelson Rodrigues, dirigido por Leon Hirszman, no Teatro Martim Gonçalves, às 18h. A exibição integra a Mostra Nelson Rodrigues vai ao Cinema, uma homenagem ao nosso famoso dramaturgo, segue até o dia 19/04, e tem entrada gratuita. Após a sessão, será realizado debate contando com a presença da Professora, Atriz e Diretora Hebe Alves.

O projeto busca abrir um espaço de apreciação e reflexão cinematográfica na Escola de Teatro da UFBA, aproximando as linguagens do cinema e do teatro. A novidade do projeto é a garantia de um certificado para quem participar de no mínimo dois dias de mostra (75% de participação).

A Falecida é um filme brasileiro do gênero drama, lançado em 1965, e dirigido por um dos mestres do Cinema Novo. Baseado na obra homônima de Nelson Rodrigues, o filme tem roteiro do próprio de Leon Hirszman e do documentarista Eduardo Coutinho e foi o primeiro filme protagonizado pela atriz  Fernanda Montenegro.

Sobre o projeto

O projeto Cine-Teatro na Escola é uma atividade de extensão promovida pela Escola de Teatro da UFBA. A iniciativa contempla a exibição de filmes, seguidos de comentários de professores de teatro, críticos de cinema, pesquisadores e demais convidados. Estas películas são exibidas sempre às terças feiras, às 18hs, no palco do teatro Martim Gonçalves, na Escola de Teatro da UFBA, situada no bairro do Canela.

O projeto entra este ano de 2016 em sua segunda temporada, sendo as películas exibidas semanalmente e abertas à comunidade em geral. A entrada é franca e o público, após ver os filmes, poderá ter a oportunidade de saber mais a respeito do que foi exibido, assistindo sempre a um convidado, por vezes dois, comentar sobre a obra vista, seu diretor, e sua temática. Assim, a cada dia, o comentário pós-filme traz para o espectador o olhar particular de um especialista sobre o que foi apreciado no escurinho do teatro.

Entre os meses da Fevereiro e março, o projeto foi retomado com a Mostra Noites de Circo, que propôs um diálogo entre o cinema e as Artes Circenses.  Agora, colocamos em cena a Mostra Nelson Rodrigues vai ao Cinema, e, em breve, realizaremos uma Mostra em homenagem aos 60 anos da Escola de Teatro da UFBA.

Sobre a Mostra

Entre os meses de março e abril, o projeto produzirá a Mostra "Nelson Rodrigues vai ao cinema", composta por filmes adaptados do repertório teatral deste que é um dos principais dramaturgos da história do Brasil Assim,  reunimos obras nas quais o drama e a trágica comédia cotidiana despontam como centro da narrativa. Confira, abaixo, a programação completa da Mostra:

Dia 29/03 - A Falecida (Dir: Leon Hirszman, 90min, p/b, 1965)
*Debatedora: Hebe Alves. 

05/04 - Toda Nudez Será Castigada (Dir: Arnaldo jabor, 102min, cor, 1973) 
*Debatedora: Cyntia Nogueira. 

19/04 - Vestido de Noiva (Dir: Joffre Rodrigues, 112min, cor, 2006)

*Debatedor: Paulo Cunha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário