segunda-feira, 21 de março de 2016

Cine-Teatro na Escola inicia Mostra em homenagem a Nelson Rodrigues



A partir da próxima terça-feira, dia 29/03, o projeto Cine-Teatro na Escola inicia Mostra em homenagem a Nelson Rodrigues, um dos principais dramaturgos do teatro brasileiro. Na sessão de abertura, será exibido o filme A Falecida, adaptação dirigida pelo mestre do Cinema Novo, Leon Hirszman. E. em seguida, serão exibidos e debatidos os filmes Toda Nudez Será Castigada e Vestido de Noiva. As exibições seguem até o dia 19/04, possuem entrada gratuita, e sempre serão seguidas de debate. A novidade do projeto é a garantia de certificado para quem participar de, no mínimo, dois dias da Mostra (75% de participação).

Confira a programação da Mostra, abaixo:

Dia 29/03 - A Falecida (Dir: Leon Hirszman, 90min, p/b, 1965)
*Debatedora: Hebe Alves. 

05/04 - Toda Nudez Será Castigada (Dir: Arnaldo jabor, 102min, cor, 1973) 
*Debatedora: Cyntia Nogueira. 

19/04 - Vestido de Noiva (Dir: Joffre Rodrigues, 112min, cor, 2006)
*Debatedor: Paulo Cunha.


Sobre o projeto

O projeto Cine-Teatro na Escola é uma atividade de extensão promovida pela Escola de Teatro da UFBA. A iniciativa contempla a exibição de filmes, seguidos de comentários de professores de teatro, críticos de cinema, pesquisadores e demais convidados. Estas películas são exibidas sempre às terças feiras, às 18hs, no palco do teatro Martim Gonçalves, na Escola de Teatro da UFBA, situada no bairro do Canela.

O projeto entra este ano de 2016 em sua segunda temporada, sendo as películas exibidas semanalmente e abertas à comunidade em geral. A entrada é franca e o público, após ver os filmes, poderá ter a oportunidade de saber mais a respeito do que foi exibido, assistindo sempre a um convidado, por vezes dois, comentar sobre a obra vista, seu diretor, e sua temática. Assim, a cada dia, o comentário pós-filme traz para o espectador o olhar particular de um especialista sobre o que foi apreciado no escurinho do teatro.


Entre os meses da Fevereiro e março, o projeto foi retomado com a Mostra Noites de Circo, reunindo obras que colocassem em diálogo as Artes Circenses com o cinema. Exibimos o filme O Circo, de Charlie Chaplin e, no segundo semestre, retomaremos a Mostra com a exibição dos filmes O Circo, de Cantinflas, A Estrada da Vida, de Federico Fellini e O Palhaço, de Selton Mello. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário