quarta-feira, 19 de novembro de 2014

RELEASE: AUGUSTO BOAL E O TEATRO DO OPRIMIDO SÃO TEMAS DO PRÓXIMO ENCONTRO DO CINE-TEATRO



Na próxima segunda-feira (24), o Projeto Cine-Teatro na Escola vai exibir o documentário “Augusto Boal e o Teatro do Oprimido” (2011), com direção de Zelito Viana. O evento gratuito acontece no Teatro Martim Gonçalves, às 18h30. Este será o 12º encontro promovido pelo projeto da Escola de Teatro da UFBA.

Para o bate-papo da noite, estão confirmadas as presenças da coordenadora do projeto e professora Célida Salume, e das professoras Antônia Pereira e Cilene Canda.

O filme a ser exibido narra a trajetória do teatrólogo Augusto Boal desde o Teatro de Arena de São Paulo até os dias atuais. Em paralelo, mostra a evolução do Teatro do Oprimido (fundado por Boal), presente em 72 países desde os anos 1970, cuja filosofia é romper a barreira entre ator e público propondo uma ação política libertadora.

Na obra cinematográfica há depoimentos do próprio Boal, Ferreira Gullar, Edu Lobo, Chico Buarque, Aderbal Freire Filho, Cecília Boal, Julian Boa, entre outros.

Projeto - Até agora, já foram exibidos os filmes “Mário Gusmão: O anjo negro da Bahia”, junto com o curta metragem ODU (08/09); “Slava’s SnowShow (15/09)”; “A Aventura do Théâtre du Soleil (22/09)"; e “Em Quadro: A História de 4 Negros nas Telas (29/09)”, “A Vida de Bertolt Brecht” (06/10); “Jogo de Cena”(13/10), “Grupo Galpão” (20/10); “Yumara Rodrigues – Uma Diva nos Palcos da Bahia”, junto com o curta metragem Perfil – Harildo Déda (27/10); e É! Évoé! – Retrato de um Antropófago (03/11); “A Desconstrução do Espaço Cênico: Profissão Cenógrafo” (10/11); e “Nilda Spencer: Especial TVE” (17/11).


Nenhum comentário:

Postar um comentário