quinta-feira, 13 de novembro de 2014

RELEASE: PROJETO CINE-TEATRO HOMENAGEIA A ATRIZ NILDA SPENCER


Na próxima edição do Cine-Teatro na Escola, na segunda-feira (17), o Projeto vai prestar uma homenagem a embaixatriz do teatro baiano, Nilda Spencer, com a exibição gratuita, às 18h30, no Teatro Martim Gonçalves, da obra audiovisual “Nilda Spencer: Especial TVE” (2003).

Para o bate-papo da noite, já foram confirmadas as presenças dos jornalistas e professores Marcos Uzel e Doris Pinheiro, além do professor de Teatro, Paulo Henrique Alcântara.

O documentário - realizado pela TV baiana para homenagear os 80 anos de Nilda Spencer - traz uma panorâmica histórica do teatro na Bahia a partir da vida da atriz. O filme conta com depoimentos da própria atriz, artistas, produtores, amigos e familiares. 

Nilda Spencer alcançou sucesso nacional como Dinorah, amiga de dona Flor no filme Dona Flor e Seus Dois Maridos (1976). Também atuou em minisséries da TV Globo, como Tenda dos Milagres (1984) e O Pagador de Promessas (1985). Ela foi ainda professora da Escola de Teatro da Bahia durante 24 anos e professora de dicção na Universidade Federal do Sergipe. 

Projeto – Com um diversificado material cinematográfico, com temáticas voltadas para a linguagem das Artes Cênicas, o Cine-Teatro na Escola visa integrar professores, estudantes, artistas e comunidade em um processo que compreende a exibição de 16 filmes, com articulação de bate-papos orientados por professores e artistas convidados ao final das sessões.

Até o momento, já foram exibidos os filmes “Mário Gusmão: O anjo negro da Bahia”, junto com o curta metragem ODU (08/09); “Slava’s SnowShow (15/09)”; “A Aventura do Théâtre du Soleil (22/09)"; e “Em Quadro: A História de 4 Negros nas Telas (29/09)”, “A Vida de Bertolt Brecht” (06/10); “Jogo de Cena”(13/10), “Grupo Galpão” (20/10); “Yumara Rodrigues – Uma Diva nos Palcos da Bahia”, junto com o curta metragem Perfil – Harildo Déda (27/10); e É! Évoé! – Retrato de um Antropófago (03/11); e “A Desconstrução do Espaço Cênico: Profissão Cenógrafo” (10/11).



Nenhum comentário:

Postar um comentário